curso de

Encadernação manual artística

A família pode dominar a relação com a água, sua armazenagem, reuso, coleta segura e asseio.

A encadernação invadiu os espaços de criação no Neotropica em 2013 e ganhou as mentes e corações. Mostrou a milhares de pessoas que nossos escritos e traços são mais importantes no papel que em telas e que a criação é mais íntima se obedecer nosso instinto mais natural. Dessa forma, investiu-se pesado nesse segmento até que não pudesse mais ficar sem uma mãe fiel e protetora, daí nasceu a parceria com o Aroeira Ateliê. Vem sendo uma aventura muito especial, talvez a mais imediata forma de proporcionar prazer, seja ao ensinar, ao aprender, seja ao fabricar e vender.
ENCADERNAÇÃO MANUAL ARTÍSTICA
São dezenas de modalidades de costuras, com suas origens rebuscadas, com forte ingresso nos bairros e comunidades mais carentes. Muitos outros ateliês vêm nascendo a partir deste modelo, como o Ateliê Spama que surgiu dentro de uma das favelas que elegemos para ministrar nossos cursos de produção e comercialização. Uma descoberta mais marcante ainda ocorreu em 2014, quando passamos a ministrar esse programa junto às pessoas em situação de rua. Está sendo revolucionário perceber o orgulho desses homens e mulheres, ao se dedicarem à fabricação dos cadernos ou no aprofundamento de estudos que levem a restauração de obras raras.
São muito diversas as horas necessárias para a aprendizagem, mas podem ser conduzidas a partir de 24 horas.

Carga horária:

  • 20 a 30 horas

Temas:

  • Básico:
    • Papéis, tecidos, pequenas ações de intervenção em produtos prontos (porta bloco autoadesivo) Caderno básico costurado com papel Kraft e/ou sulfite, cadernos de bolso e tamanho A5
  • Intermediário:
    • Costura Japonesa, caderno de receitas com a costura Copta Etíope Agenda com costura Copta Etíope
  • Avançado:
    • Caderno com Costura Belga Caderno Longstich Butonhole, álbum de fotografias com a costura Japonesa Restauro e as aplicações dos diversos materiais.